Recessão nos EUA gera insegurança no mundo Recessão nos EUA gera insegurança no mundo
Manuela Martinez*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Sala de pregão da Bolsa de Valores de Nova York ou New York Stock Exchange |
Maior economia do mundo, os Estados Unidos iniciaram 2008 sob ameaça de uma forte recessão. Para conter a crise, que derrubou as principais Bolsas de Valores do planeta, o presidente George W. Bush anunciou um pacote de US$ 150 bilhões (1% do PIB do país) e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) promoveu um corte histórico na taxa básica de juros, de 0,75% ponto percentual (o maior desde agosto de 1982).
Os economistas chamam de recessão um período em que a economia de uma determinada região ou país deixa de crescer. Ocorre uma redução das atividades comerciais e industriais. Assim, diminui o ritmo da produção e do trabalho. É uma época em que o desemprego aumenta e os salários caem, pois os empresários precisam produzir menos e reduzir os custos que têm com a manutenção de suas empresas.
Você pode se perguntar em que uma recessão nos Estados Unidos pode interferir na economia brasileira e mundial. Na verdade, ninguém pode dizer com exatidão em que medida a situação norte-americana pode provocar estragos em outros países.
H á algum tempo atrás eu li este artigo e pensei como seria se a crise chegasse aqui mas muitas pessoas pensaram a mesma coisa da pergunta o autor, como o tempo e o senhor de todas as coisas hoje sentimos na pele a recessão, comentando com minha mãe a questão da crise ela que tem 63 anos me disse “ quando as pessoas diziam que os Estados Unidos era uma grande potência mundial achava simplesmente que era um pais rico mas não tinha noção de potência” penso que não só a minha mãe que fez apenas ate a 4ªserie a mais de 50 anos atrás pensa assim percebi também que muitas pessoas também tem a mesma noção de “potência que ela” não estou criticando ou dizendo que minha mãe não tá nem ai para o mundo pelo contrario acho ate bem informada para a atualidade, fazendo a mesma pergunta com o mesmo artigo a uma turma de 9º ano a resposta foi simplesmente deprimente pois grande parte da turma não queria ou simplesmente não se interessava pelo amanhã ( hoje ) será que eles não estão percebendo que o dinheiro sumiu, que tudo subiu e que a crise que começou nos Estados Unidos já chegou aqui desde quando o feijão e o arroz foi as alturas em valores do qual o 54% da população brasileira não pode compra por pura falta de dinheiro pois seus salários não permitia isso a eles, e ainda tem pessoas que dizem que globalização é só tecnologia de internet.
Sinto que a cada dia que passa as coisa fica pior, e o pior de todas as coisas não e simplesmente a crise mais jovens que não se preocupa com o próprio futuro ou simplesmente diz o Obama via dá jeito. Será o jeitinho brasileiro de ser.
Recessão nos EUA gera insegurança no mundo